Proctologia

Cisto Pilonidal

 

O cisto pilonidal é um problema que acomete a região sacral, próxima ao cóccix. É mais comum em homens no final da adolescência mas também acontece em meninas. Tem relação com os pelos da região.

Não se sabe exatamente como ocorre o desenvolvimento, mas os pelos da região do cóccix, associados à reações inflamatórias contribuem para o surgimento: tudo leva a crer que estes pelos penetram para dentro da pele, formando cistos, que podem, inclusive, formar pequenos "caminhos" subcutâneos (sinus).

Algumas pessoas podem não ter sintoma nenhum, enquanto outras apresentam drenagem crônica de secreção ou ainda presença de abscesso (coleção de pus) no local.  

Após o diagnóstico correto, avaliamos nosso paciente e podemos então optar por algum tipo de tratamento.

Atualmente existem várias técnicas cirúrgicas, inclusive minimamente invasivas, como o uso de laser.


 

Como funciona o tratamento com laser do cisto pilonidal?

O laser usado para cisto pilonidal é o laser de diodo. Neste caso, através do fibra do laser é possível promover o estímulo de cicatrização potente do cisto, promovendo seu fechamento sem necessidade de grandes cortes e feridas abertas. Este procedimento pode ser realizado no bloco cirúrgico e também no consultório, dependendo do tamanho e da extensão do cisto. Costuma ser uma cirurgia rápida, ambulatorial e que apresenta uma recuperação pós-operatória confortável.

Vantagem do tratamento com laser
Comparando com a cirurgia convencional, o laser proporciona um tempo de cicatrização muito menor, além disso também fornece uma cicatriz de muito menor tamanho. A maioria dos pacientes que já fizeram a técnica convencional queixaram-se do tempo de cicatrização que pode levar de três a seis meses - o laser veio para quebrar este paradigma!

Agende sua consulta

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta: 8:00 - 18:00

Rua Gomes Jardim, 301 - Sala 504
Bairro Santana, Porto Alegre/RS

Todos os direitos reservados © ProctoDuo 2021
Site desenvolvido por
Estúdio Imerso

Menu
×