Proctologia

Hemorroidas

A doença hemorroidária se caracteriza pela presença de coxins de tecido conjuntivo bem vascularizados (como uma “carne esponjosa”) que podem estar presentes no canal anal, podendo causar sintomas como sangramento vivo, desconforto ou ardência local, prolapso, coceira no ânus e dificuldade de higiene. Algumas pessoas podem não gostar da aparência da região em função da presença de hemorroidas.

A presença do plexo hemorroidário por si só não caracteriza doença, portanto, só há indicação de tratamento caso o paciente não apresente sintomas.


É uma doença bastante comum, há estudos que acusam até 30% de prevalência na população, acometendo homens e mulheres. Os principais fatores de risco são alteração do hábito intestinal (sendo mais associada à constipação), baixo consumo de fibras, sedentarismo, obesidade/sobrepeso, predisposição genética e gestação. 
O principal fator que o paciente pode modificar para reduzir o risco da doença é a DIETA: o consumo diário de fibras (em torno de 30 g) tem impacto na história natural desta patologia.


A doença hemorroidária pode ser interna, externa ou mista. Além disso, tratando-se de doença interna, pode dividir-se em 4 graus. Todas estas características podem ser definidas durante o exame físico em consultório. O tipo e o grau dos mamilos hemorroidários tem relação direta com o tipo de tratamento. Nem sempre é necessária a realização de cirurgia.

 

Na ProctoDUO temos protocolos para tratamento personalizado, muitos dos quais realizados no próprio consultório, com mínimo desconforto e muita praticidade para você!

 

Agende sua consulta

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta: 8:00 - 18:00

Rua Gomes Jardim, 301 - Sala 504
Bairro Santana, Porto Alegre/RS

Todos os direitos reservados © ProctoDuo 2021
Site desenvolvido por
Estúdio Imerso

Menu
×